Política Nacional da Indústria de Defesa - PNID

 

Foi oficialmente promulgada no dia de hoje, 20 de Julho de 2005, a Portaria Normativa 899/MD de 19 de Julho de 2005, que trata da POLÍTICA NACIONAL DA INDÚSTRIA DE DEFESA - PNID conforme consta do Diário Oficial da União, edição número 138, seção 1, que transcrevemos na íntegra para os leitores do UFJF/Defesa.
Esta tão esperada política chega com um grande atraso para o País, mas é um passo importante para tentar salvar os remanescentes de uma promissora indústria cujo ápice ocorreu nos anos 70 e 80, culminando com a sua quase extinção nos 90, fruto da pouca visão estratégica por parte do governo e dos nossos políticos. Seu maior desafio será a forma como se conduzirá os rumos da IMBEL que atravessa sua pior crise desde que foi criada em 1977, incorporando todas as unidades fabris do Exército e a forma como será a injeção de recursos para dar fôlego às empresas sobreviventes, com compras garantidas pelas Forças Armadas de forma a estimular e garantir uma determinado número de aquisições que justifiquem o investimento em pesquisas e desenvolvimento de itens importantes para uma área tão vital que é a DEFESA.
O tema tem sido abordado pelo UFJF/Defesa há algum tempo através de artigos publicados no próprio site, em revistas e jornais do Brasil e Exterior.

Destacamos os seguintes:
Dependência no Material de Defesa - http://www.defesa.ufjf.br/arq/GM04.pdf
Empresas Israelenses vão modernizar blindados brasileiros da extinta Engesa no exterior - http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art%2074.htm
Por uma Política Realista para a Indústria de Material de Defesa no Brasil - http://www.defesanet.com.br/notas/defesa.pdf
Produção de Blindados no Brasil - Lições não aprendidas - http://www.defesa.ufjf.br/fts/Produ%E7%E3o%20Blindados.pdf
Brasil deve temer guerras futuras, diz especialista - http://www.defesa.ufjf.br/arq/FSP260105.doc
Estatal do setor bélico vive sua maior crise - http://www.defesa.ufjf.br/arq/FSP11072005.doc
Carta do Brasil - http://www.defesa.ufjf.br/fts/Revista_TM1.pdf
Indústria de Defesa - http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art%2056.htm
Novas Armas úteis - http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art%20141.htm

 

O texto do Diário Oficial da União encontra-se em PDF.

Se você possui Acrobat Reader Clique aqui. (332 KB)

Se não possui, faça o download aqui.