Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - JULHO 2015

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Difusão de Notícias

Notícias Externas

Novidades UFJF/Defesa e Centro de Pesquisas Estratégicas
O RPUBLICANISMO BRASILEIRO
Centro - História do Pensamento Estratégico - No âmbito brasileiro
02-Jul-2015
      
       Esta obra pretende trilhar caminho semelhante ao assinalado pelo grande liberal Roberto Campos, embora num terreno bem mais modesto, o da história das ideias. Pretendo explicar às futuras gerações as razões do nosso atraso, consistente, no caso, em termos acolhido um modelo republicano errado, alheio à tradição liberal do Império e próximo do cientificismo positivista.
 
Para ler o livro na íntegra, CLIQUE AQUI. (2,28 MB)
 
O aspecto da reforma do islamismo que diz respeito ao Ocidente, segundo Ayaan Hirsi Ali
Gestão do Conhecimento - Gestão do Conhecimento
30-Jun-2015

       Ayaan Hirsi Ali nasceu em 1969 na Somália, cresceu na Arábia Saudita e sua família acabou radicando-se no Quênia, tendo sido educada como muçulmana. Não obstante essa formação, rebelou-se contra a mutilação genital feminina e, em geral, contra o menosprezo às mulheres, em razão do que incompatibilizou-se com o ambiente local e obteve asilo na Holanda. Estávamos em 1992 e tinha então 23 anos. Na Holanda, deu prosseguimento à sua militância. Entre outras coisas criou uma organização para a defesa dos direitos das mulheres. Escreveu o roteiro para um filme nessa linha, exibido com... 

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (189 KB)

 
Retomando o debate sobre a Magna Carta
Gestão do Conhecimento - Gestão do Conhecimento
25-Jun-2015

        Devemos olhar a Magna Carta de 1215 como um documento feudal que basicamente consagra privilégios da nobreza, ou como um primeiro marco na limitação do poder político de onde emerge a liberdade moderna? Este foi o centro do debate ocorrido na quinta-feira passada, num jantar na residência da embaixadora britânica, Kirsty Hayes, para assinalar os 800 anos da famosa Carta.

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (116 KB)

 
A Sacralidade da Crença Democrática: Uma investigação sobre teologia política negativa em Tocquevill
Gestão do Conhecimento - Gestão do Conhecimento
18-Jun-2015

        Ao longo desta dissertação, procuramos identificar, na obra do magistrado francês em pauta, não apenas o uso tácito do conceito de religião civil elaborado por Jean-Jacques Rousseau, de quem Tocqueville foi leitor. Somos do parecer de que uma melhor compreensão do processo da democracia norte-americana, tal como descrita por Aléxis de Tocqueville em sua obra magna, implica descortinarmos, nas entrelinhas dessa obra, a possibilidade de tratá-la com base no conceito de teologia política negativa, que nos permite alcançar os fundamentos da sacralização das instituições democráticas nos Estados Unidos da América.

Para ler o trabalho na íntegra, CLIQUE AQUI. (752 KB)

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>