Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - OUTUBRO 2013

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Difusão de Notícias

Novidades UFJF/Defesa e Centro de Pesquisas Estratégicas
Emprego das OPERAÇÕES Especiais, no contexto de Segurança Pública...
Estratégia Urbana e Cidadania - Estratégia Urbana e Cidadania
13-Nov-2014

As Operações Especiais no contexto da Segurança Pública mineira utilizam-se do recurso doutrinário parcial, agindo na maioria das vezes de forma reativa, como último instrumento força. Na maioria dos casos, há focalização em tipos de intervenções específicas das missões descritas na doutrina. As necessidades contemporâneas impõem um emprego proativo, utilizando o amplo espectro que a doutrina preceitua, principalmente quanto ao trabalho com a atividade de Inteligência, principalmente na forma antecipativa do enfrentamento sistemático a ilicitudes de impacto estratégico.

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (288 KB)

 
ELECCIONES, CORRUPCIÓN Y EXPECTATIVAS NEBULOSAS EN BRASIL
Centro - História do Pensamento Estratégico - No âmbito brasileiro
06-Nov-2014

      Las elecciones presidenciales brasileñas del pasado 26 de Octubre me dejaron perplejo. Hablando claramente, no sólo las elecciones sino también la campaña. La actual legislación electoral brasileña le pone muchas cortapisas al libre debate acerca de los programas de gobierno. Sucesivas reformas a la ley originalmente promulgada por Getúlio Vargas en 1932, han desfigurado completamente el escenario…

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (117 KB)

 
A GRANDE MENTIRA
Centro - História do Pensamento Estratégico - No âmbito brasileiro
23-Oct-2014

        Utilizo, para título deste comentário, a expressão acima, da lavra do filósofo polonês Leszek Kolakovski (1926), para designar o regime comunista após o “Relatório Krushov” (1956). Esse dístico apareceu depois em obras de Kolakovski como: Marxismo, utopia e anti-utopia (1981) e Nascimento, desenvolvimento e dissolução do marxismo (1985) e seria amplamente usado por vários autores após a queda do Muro de Berlin (1989). Para mim, a expressão “A grande mentira” caracteriza muito bem o regime petralha que, mediante subterfúgios e agredindo a legislação, tenta reeleger a...

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (126 KB)

 
ALBERTO SALLES (1857-1904) E O PAPEL DO DIREITO NAS INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS
Centro - História do Pensamento Estratégico - No âmbito brasileiro
21-Oct-2014

        João Alberto Salles (1857–1904) acreditava na ação do espírito e na construção da ciência. Não era um filósofo. Era um político. Mas não ficou preso, apenas, à luta pelo poder e pela distribuição dos seus benefícios. Almejava construir uma República alicerçada nas luzes da ciência. Não se conformou com o positivismo de Comte (1798-1857) puro e simples. Procurou ampliar a visão da realidade política, abrindo o seu espírito à literatura que, sob o influxo do positivismo, tinha pensado na Europa as instituições republicanas. Nisso tudo radica a grandeza e a limitação da obra de Alberto Salles.

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (269 KB)

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>