Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - OUTUBRO 2013

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Difusão de Notícias

Novidades UFJF/Defesa e Centro de Pesquisas Estratégicas
GATUNAGENS, DELAÇÕES E TRANSPARÊNCIA
Centro - História do Pensamento Estratégico - No âmbito brasileiro
27-Nov-2014

       Nestes momentos de delação premiada convém lembrar o pano de fundo cultural em que todo este affaire do Petrolão se desenvolve: a ética da esperteza que levou corruptores e corruptos a se considerarem superiores ao resto dos cidadãos deste país. Explico: tanto políticos corruptores como empresários corruptos pensaram que ganhariam uma bolada na surdina, gerindo a coisa pública como se fosse patrimônio de família, sem que ninguém lhes cobrasse nada. Tudo correu na santa paz de Deus até que o corajoso juiz federal Sérgio Moro decidiu apertar o pescoço dos gatunos com uma simples providência: aplicar a lei da delação premiada. Aí foi quando...

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (105 KB)

 
TANQUE BRASILEIRO OSÓRIO - Revista POLIGON nº 5 Set/Out 2014
Forças Terrestres - No Brasil
25-Nov-2014

       O Brasil não foi o país que pode se orgulhar de uma longa tradição na construção de carros de combate. Nos anos 70 e 80, a indústria de defesa do país especializou-se na concepção e fabricação de veículos blindados sobre rodas. Eles se encontram em uso ​​em diversas forças armadas de vários países. Na década de 70, começou o desenvolvimento de um carro de combate com a designação X-30. Mais tarde, no início dos anos 80, iniciou outro projeto de carro de combate chamado Tamoyo. Neste mesmo período, os engenheiros da empresa ENGESA desenvolveram duas versões de um carro de combate conhecido como Osório. Apesar dos trabalhos no Tamoyo e Osório chegarem a um estágio muito avançado, nenhum deles saiu da fase de protótipo. Mas vale a pena prestar atenção a este pouco conhecido e interessante desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Para ler este interessante artigo de autoria de Michat Nita, publicado originalmente na Revista Polonesa POLIGON Nº 5, Set/Out 2014, páginas 64/76 e autorizado pelos editores sua divulgação no Brasil com sua respectiva tradução.

CLIQUE AQUI - VERSÃO ORIGINAL EM POLONÊS (1,48 MB)

CLIQUE AQUI - TRADUÇÃO PORTUGUÊS (239 KB)

 
Emprego das OPERAÇÕES Especiais, no contexto de Segurança Pública...
Estratégia Urbana e Cidadania - Estratégia Urbana e Cidadania
13-Nov-2014

As Operações Especiais no contexto da Segurança Pública mineira utilizam-se do recurso doutrinário parcial, agindo na maioria das vezes de forma reativa, como último instrumento força. Na maioria dos casos, há focalização em tipos de intervenções específicas das missões descritas na doutrina. As necessidades contemporâneas impõem um emprego proativo, utilizando o amplo espectro que a doutrina preceitua, principalmente quanto ao trabalho com a atividade de Inteligência, principalmente na forma antecipativa do enfrentamento sistemático a ilicitudes de impacto estratégico.

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (288 KB)

 
ELECCIONES, CORRUPCIÓN Y EXPECTATIVAS NEBULOSAS EN BRASIL
Centro - História do Pensamento Estratégico - No âmbito brasileiro
06-Nov-2014

      Las elecciones presidenciales brasileñas del pasado 26 de Octubre me dejaron perplejo. Hablando claramente, no sólo las elecciones sino también la campaña. La actual legislación electoral brasileña le pone muchas cortapisas al libre debate acerca de los programas de gobierno. Sucesivas reformas a la ley originalmente promulgada por Getúlio Vargas en 1932, han desfigurado completamente el escenario…

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI. (117 KB)

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>