Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - JUNHO 2017

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Apresentação
img_brasil.jpg

A História Militar do Brasil tem se constituído em objeto relevante de pesquisa para historiadores, cientistas políticos, intelectuais da própria corporação militar e para autodidatas dos mais variados matizes. Distribuídos em diferentes correntes interpretativas, que buscam ou explicar a inserção militar na política, ou realizar estudos técnicos acerca do desenvolvimento da indústria bélica brasileira, esses estudiosos acabaram por produzir um conhecimento razoavelmente consolidado que, se bem utilizado, poderá embasar e inspirar políticas de Estado, fundamentais para a consolidação da soberania nacional.

A Universidade Federal de Juiz de Fora acolhe uma parcela desses pesquisadores. Entre eles, o pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, responsável pelo gerenciamento desta página, que ora apresentamos.

Expedito Bastos construiu uma longa trajetória de estudos acerca da Defesa Nacional. Especializou-se no estudo da História Militar Brasileira, focando no desenvolvimento de sua indústria bélica, nos avanços tecnológicos obtidos pelo país em diferentes momentos, e especializando-se na técnica de construção, manutenção e desenvolvimento dos blindados. O volume de conhecimento e experiência acumulados permitiu-lhe tornar-se uma referência sobre o tema, o que se demonstra a partir do grande número de publicações em revistas de divulgação científica – nacionais e estrangeiras -, as consultorias para as quais vem sendo convidado, as distinções e premiações recebidas.

No seu esforço em agregar e divulgar informações abre um portal dedicado a discussões sobre o tema da Defesa Nacional: o UFJF/Defesa. Os objetivos deste empreendimento são os de alocar artigos e constituir-se em espaço para troca de idéias, opiniões e informações, que consolidem o estudo da História da Defesa Nacional.

A Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta à comunidade esta iniciativa, que já nasce exitosa pela sua pujança, desejando que ela seja locus de relevantes interações, que contribuam para que o país repense a sua trajetória neste campo, de modo a garantir investimentos em um setor sabidamente estratégico para as aspirações de uma nação emergente.

Profa. Dra. Cláudia Maria Ribeiro Viscardi
Pró-Reitora de Pesquisa da UFJF

Agosto de 2003

Responsável pela página:


Expedito Carlos Stephani Bastos

UFJF/Defesa

Caixa Postal 314

36001-970 – Juiz de Fora – MG

0xx32 2102-6370 (UFJF/Defesa)