Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - JUNHO 2017

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Release - Blindados no Brasil - Volume 1
28-Feb-2011

 

 

O primeiro volume do livro Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado já se encontra disponível no UFJF/Defesa e em algumas livrarias, numa iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br e da Taller Comunicação Editora. Será a primeira obra a retratar toda a trajetória do emprego e desenvolvimento de veículos blindados no país, uma história que completa 90 anos neste ano de 2011.

 Com 248 páginas, o primeiro volume resgata a história dos carros de combate e blindados utilizados pelas forças armadas e de segurança pública brasileiras desde 1921 até 1979. O período seguinte, de 1980 a 2011, será retratado na segunda parte da obra, a ser lançada no segundo semestre. A pesquisa impressiona pela riqueza de detalhes, englobando desde particularidades sobre a operação até aspectos técnicos de projeto e construção.

 O trabalho realizado pelo pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos se destaca ainda pela vasta iconografia. Apenas para a primeira parte, foram reunidas mais de 300 imagens de época (inclusive coloridas), além de desenhos técnicos originais, ilustrações e fotos de maquetes confeccionadas pelo autor para reproduzir em detalhes os modelos mais raros. A seleção foi feita a partir de pesquisas no Brasil e em vários acervos militares internacionais.

 


Compreender a História para Traçar o Futuro

 O primeiro volume de Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado rememora alguns momentos decisivos para o desenvolvimento da produção desses veículos no país, como as ações pioneiras empreendidas durante as revoluções das décadas de 1920/1930 e as iniciativas de remotorização e nacionalização realizadas pelos militares a partir de 1967, as quais resultaram em modelos de sucesso internacional.

 No campo estratégico, Expedito Bastos analisa as principais políticas adotadas ao longo das nove décadas de história, com os seus característicos ciclos de estímulo, ora voltados à nacionalização ora para a importação de blindados. Uma situação que acabou gerando um setor marcado pela alta instabilidade, baixo investimento e pouca inovação, o que acaba desestimulando as iniciativas de desenvolvimento de tecnologia própria.

 “Ao longo dos dois volumes, pretendemos fornecer alguns subsídios para uma compreensão global sobre o processo de desenvolvimento de blindados no país e esperamos incentivar outros autores e pesquisas mais aprofundadas. As novas gerações de brasileiros, sejam civis ou militares, precisam conhecer essa memória, é uma inspiração e um chamado para a criação da tecnologia nacional do futuro”, destaca o autor.

Três Décadas de Pesquisas

 Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

 A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, a página foi responsável pela divulgação de mais de 1.700 artigos, registra uma média mensal de 60 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 134 países.

 Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há seis anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

 


 


Taller Comunicação: Referência em Mobilidade

 Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado é a segunda publicação com o selo da Taller Comunicação. Em 2009, a editora lançou o seu primeiro título, a coleção “Santos-Dumont, de próprio punho”, com a reedição das autobiografias do inventor: “Dans L´Air - No Ar” (1904) e “O Que Eu Vi - O Que Nós Veremos” (1918).

 A nova publicação, em formato 16x22cm, contará com capa colorida e centenas de fotos, em cores e originais em preto e branco. Seu preço é de R$68,50, para compra direta via portal  UFJF/Defesa mais despesas de correio. As etapas de preparação das imagens, projeto gráfico e composição eletrônica foram realizadas pela equipe da Taller sob a coordenação editorial do jornalista Douglas Cavallari, especializado em conteúdos técnicos de mobilidade.

Para adquirí-lo basta enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email (copie o endereço e o envie através de sua caixa de mensagens)

Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade mande um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  

(copie o endereço e o envie através de sua caixa de mensagens)

 

 http://issuu.com/ecsbdefesaufjf/docs/livro_full


 

 
< Anterior