Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - JUNHO 2017

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Release - BLINDADOS NO HAITI – MINUSTAH
28-Feb-2011

 Image

O livro BLINDADOS NO HAITI – MINUSTAH – Uma experiência real marca o lançamento do primeiro livro com o selo exclusivo do UFJF/Defesa e já está disponível em nosso portal.

Com 108 páginas e mais de 150 imagens a cores, o livro resgata os principais modelos de veículos empregados no Haiti por diversos países que formam a MINUSTAH, sob o comando do Brasil. Nele são analisados todos os veículos blindados 4x4, 6x6, 8x8 e sobre lagartas que lá foram empregados no período de 2004 a 2011.

Image

O autor lá esteve em 2008, a convite do Ministério da Defesa e participou junto com o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil de diversas patrulhas pelas ruas de Porto Príncipe além de ter visitado diversas unidades de outros países que compõem o efetivo da MINUSTAH, seja de forças militares ou policiais. A presente publicação mostra o aprendizado e experiência no emprego de blindados em área urbana, um verdadeiro laboratório para a Marinha e o Exército Brasileiro.

A nova publicação possui o formato 15x21cm, conta com capa colorida e dezenas de fotos e ilustrações, também a cores. Seu preço é de R$38,50 para compra direta pelo portal UFJF/Defesa www.ecsbdefesa.com.br

Para maiores informações, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

O livro já se enconta disponível e para efetuar a compra, basta enviar um e-mail com seus dados para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , ou para o e-mail anterior.

Compreender a História para Projetar o Futuro

             Desde 2004, o Brasil está no comando das operações militares da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, MINUSTAH, formada pelo Conselho de Segurança da ONU, para restaurar a ordem e prestar solidariedade à população do país.

          A partir de então, diversos países contribuíram com envio de tropas e equipamentos, inclusive blindados dos mais variados tipos, fabricantes e modelos. Pode-se dizer que o país se tornou um laboratório de testes para o emprego desses veículos em situações reais de luta urbana.

 

         Com o maior contingente até o devastador terremoto, que fez todo o trabalho retornar à estaca zero, o Brasil tirou preciosas lições de sua atuação na MINUSTAH. O Haiti não é um Iraque ou Afeganistão, mas é muito mais real para nós, nos obrigando a refletir sobre o emprego de blindados em áreas urbanas.

          A verdade é que realmente se aprendeu alguma coisa com o emprego de tropas no Haiti e este ensinamento acabou por se empregado nas operações realizadas no Rio de Janeiro recentemente em conjunto com as Forças de Segurança Pública que utilizaram veículos blindados do Exército e Marinha, sobre rodas e lagartas na missão de Garantia da Lei e da Ordem – GLO.

 

Três Décadas de Pesquisas

 Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

 A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, a página foi responsável pela divulgação de mais de 1.700 artigos, registra uma média mensal de 60 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 134 países.

 Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há seis anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

http://issuu.com/ecsbdefesaufjf/docs/blindados_no_haiti/1

 
< Anterior   Próximo >