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INTERMEDIAÇÃO ESTATAL NAS EXPORTAÇÕES DE EQUIPAMENTOS MILITARES: O CASO DA TRADING RUSSA ROSOBORONEX
02-Oct-2013
         Em razão do baixo volume de aquisições de armamentos realizadas pelas Forças Armadas da Rússia a partir do fim da Guerra Fria, o mercado externo tornou-se essencial para a sustentabilidade da indústria de defesa daquele país. Por esse motivo, diversas iniciativas de promoção de produtos militares no exterior passaram a ser realizadas, destacando-se, neste processo, o surgimento da empresa estatal Rosoboronexport, criada em 2000, com o objetivo de centralizar o processo de compra e venda de equipamentos militares. A criação da empresa foi acompanhada de significativa expansão das exportações de armamentos russos. O objetivo deste artigo é analisar o processo de reorganização das vendas de armas russas no exterior desde o fim da Guerra Fria, com ênfase na atuação das agências estatais que realizam as atividades de intermediação dessas vendas. São inferidas algumas lições para o Brasil, tendo em vista a previsão de criação de uma trading brasileira dedicada às atividades de compra e venda de armamentos no exterior. A centralização desse processo na Rússia parece ter contribuído efetivamente para a expansão das vendas. Vale ressaltar, contudo, que a Rússia é um caso particular, em função, entre outros aspectos, da dimensão de sua indústria de defesa, das suas instituições políticas e do histórico de suas relações exteriores.
 
Para ler o artigo na íntegra, o qual foi publicado no Boletim de Economia e Política Internacional | BEPI | n. 14 | Maio/Ago. 2013 do IPEA - Brasília, CLIQUE AQUI. (236 KB) 
 
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