Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - JULHO 2015

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Notícias Externas

Release - Bernardini MB-3 Tamoyo
03-Jul-2015

LANÇAMENTO - 2015

 

O livro BERNARDINI MB-3 TAMOYO – O blindado nacional, número 3 da coleção Blindados no Brasil, já se encontra disponível para envio imediato. Trata-se de mais uma iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa, e membro fundador do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” da UFJF – (www.ecsbdefesa.com.br).

            A obra resgata a ideia para projetar, desenvolver e construir um carro de combate nacional que ganhou forma, no final dos anos de 1970, quando, após a criação do Centro Tecnológico do Exército – CTEx -, no momento em que se pensava na continuidade da naciona- lização de equipamentos militares, que já vinha ocorrendo, desde 1969. Sob o comando do Parque Regional de Motomecanização da 2ª Região Militar de São Paulo - PqRMM/2, onde iniciara-se projetos importantes para a criação de blindados sobre rodas e modernização dos sobre lagartas, surge a base de todo o desenvol- vimento dos anos vindouros, com erros e acertos, possibilitando assim a diversas empresas nacionais en- trarem na produção de itens de defesa, que poderiam nos ter dado a grande independência que ainda estamos a buscar. O projeto Tamoyo estava integrado, diretamente, ao do repotenciamento do Carro de Combate M-41 e ao desenvolvimento da Viatura Blindada Transporte de Pessoal - VBTP - Charrua, visando a formação de uma família de blindados, com um suporte logístico integrado. Este não era uma mera aventura, como muitos pensam, ao falar do Tamoyo como sendo um M-41 melhorado, ele era muito mais, e este livro pretende dar uma visão sobre este projeto, importante, incompreendido, esquecido e perdido.

 

.           Com 132 páginas, mais de 100 fotos e desenhos, a maioria a cores, o livro resgata toda esta trajetória, mostrando as dificuldades encontradas e a estrutura montada para sua implantação, que por pouco, não se tornou uma grande realidade, nos colocando em outro patamar na área de carros de combate.

Três Décadas de Pesquisas

            Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

            A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, o portal foi responsável pela divulgação de mais de 2.500 artigos, registra uma média mensal de 70 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 142 países.

            Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há dez anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

           BERNARDINI MB-3 TAMOYO – O blindado nacional é a sétima publicação com o selo do UFJF/Defesa. Em 2011, foi lançado o seu primeiro título, BLINDADOS NO HAITI – MINUSTAH – UMA EXPERIÊNCIA REAL. Este é o sétimo título lançado pelo autor, os outros seis, foram Blindados no Brasil – Um longo e Árduo Aprendizado, Volume 1, e Renault FT-17 - O primeiro Carro de Combate no Exército Brasileiro, que inaugurou a coleção Blindados no Brasil, número 1, ambos em parceria com Taller Editora de Bauru, a seguir vieram Blindados no Haiti - MINUSTAH - Uma experiência real; Blindados no Brasil – Um longo e árduo aprendizado, volume 2; Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941; FIAT-ANSALDO CV 3 35 II no Exército Brasileiro, estes com o selo do UFJF/Defesa em parceria com o autor.

           A nova publicação, em formato 16x22cm, conta com capa colorida e mais de 100 fotos e desenhos, a maioria a cores. Seu preço  é de R$49,00, para os livros adquiridos diretamente pelo portal UFJF/Defesa, mais o frete de correio. Os livros adquiridos na pré-venda (de 02 a 29 de julho de 2015) estarão isentos de correio.

           Para efetuar a sua compra, basta enviar um e-mail para: 

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  ou

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

          Para folhear partes do livro acesse:

http://issuu.com/defesa/docs/tamoyo_livro_2015

 

 

 
Próximo >