Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - NOVEMBRO 2016

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Release - M-41 Walker Bulldog no Exército Brasileiro – Um grande aprendizado
30-Mar-2016
LANÇAMENTO - ABRIL 2016

 

O livro M-41 Walker Bulldog no Exército Brasileiro – Um grande aprendizado, número 5 da coleção Blindados no Brasil, já se encontra disponível para pronta entrega. Trata-se de mais uma iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa, e membro fundador do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” da UFJF (www.ecsbdefesa.com.br).

A obra resgata as iniciativas para modernizar o então principal carro de combate existente em grande quantidade no Exército Brasileiro, adquiridos em 1960 através do Programa de Ajuda Militar (MAP) acordado entre os Estados Unidos e o Brasil.

            Até meados dos anos de 1970, 353 chegaram ao Brasil, nas versões M-41, M-41 A1 e M-41 A3, tornando-se assim o principal carro de combate do Exército, onde permaneceu em uso por mais de meio século.

            Representavam um grande poder militar dentro do continente Sulamericano muito favorável ao Brasil. Eles vieram substituir os carros de combate M-3, M-3A1 Stuart, M-3 Lee e M-4 Sherman no Exército, trazendo uma nova dimensão no seu emprego, com um novo poder de fogo e grande mobilidade.

            Devido a sua grande quantidade, estes sofreram um processo de modernização no final dos anos de 1970 e acabaram sendo importante como experimento na área de aprendizado tecnológico para se chegar a um blindado sobre lagartas nacional, o que quase se tornou uma realidade nos anos de 1990.

            Na prática, foi um grande aprendizado para uma área de vital importância para o país, e coube à Bernardini S/A e dezenas de outras empresas que conjuntamente com a ajuda do Exército aceitaram o desafio, e este livro procura resgatar e compreender este momento, muito das vezes incompreendido e relegado ao esquecimento.

.           Com 146 páginas, mais de 120 fotos e desenhos, a maioria a cores, o livro resgata toda esta trajetória, mostrando as dificuldades encontradas e a estrutura montada para sua implantação, com todos os seus erros e acertos.

Três Décadas de Pesquisas

            Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

            A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, o portal foi responsável pela divulgação de mais de 2.500 artigos, registra uma média mensal de 70 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 142 países.

            Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há dez anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

           M-41 Walker Bulldog no Exército Brasileiro – Um grande aprendizado, é a nona publicação com o selo do UFJF/Defesa. Em 2011, foi lançado o seu primeiro título, BLINDADOS NO HAITI – MINUSTAH – UMA EXPERIÊNCIA REAL. Este é o nono título lançado pelo autor, os outros oito, foram Blindados no Brasil – Um longo e Árduo Aprendizado, Volume 1, e Renault FT-17 - O primeiro Carro de Combate no Exército Brasileiro, que inaugurou a coleção Blindados no Brasil, número 1, ambos em parceria com Taller Editora de Bauru, a seguir vieram Blindados no Haiti - MINUSTAH - Uma experiência real; Blindados no Brasil – Um longo e árduo aprendizado, volume 2; Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941; FIAT-ANSALDO CV 3 35 II no Exército Brasileiro, número 2, Bernardini MB-3 Tamoyo – O blindado Nacional, número 3 e M-113 no Brasil – O Clássico Ocidental, número 4, todos da coleção Blindados no Brasil,  estes com o selo do UFJF/Defesa em parceria com o autor.

           A nova publicação, em formato 16x22cm, conta com capa colorida e mais de 120 fotos e desenhos, a maioria a cores. Seu preço  é de R$56,00, mais despesas de correio, para os livros adquiridos diretamente pelo portal UFJF/Defesa.

           Para efetuar a sua compra, basta enviar um e-mail para:   Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

          Para folhear partes do livro acesse:

https://issuu.com/defesa/docs/m-41_walker_buldog_no_eb?utm_source=conversion_success&utm_campaign=Transactional&utm_medium=email

 
< Anterior   Próximo >