Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO DE LIVROS - JUNHO 2017

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Release - Ford M-8 Greyhound no Exército Brasileiro - Surge o conceito de Blindado 6x6
31-Oct-2016


        LANÇAMENTO - NOVEMBRO 2016

 

O livro FORD M-8 GREYHOUND NO EXÉRCITO BRASILEIRO – Surge o conceito de Blindado 6x6, número 6 da coleção Blindados no Brasil, já se encontra disponível para pronta entrega. Trata-se de mais uma iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa, e membro fundador do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” da UFJF (www.ecsbdefesa.com.br).

A obra mostra o recebimento dos primeiros blindados 6x6 para o Exército Brasileiro, com os T-17 Deerhound e logo em seguida com a utilização dos Ford M-8 pela Força Expedicionária Brasileira, na Campanha da Itália em 1944 e 1945 e seu uso no pós-guerra.

            O Exército chegou a operar uma centena e meia de blindados M-8 Greyhound integrados às unidades de Reconhecimento Mecanizado, além de duas dezenas da sua versão carro-comando, denominada de M-20, sem torre e destinados a proporcionar alta mobilidade e proteção aos seus comandantes.

            Usando o M-8 e M-20 como plataforma, foram desenvolvidos projetos de lançadores de foguetes de 81mm, que culminaram na elaboração de dois protótipos, em 1966. Nos anos de 1968 e 1969, o Parque Regional de Motomecanização da 2ª Região Militar (PqRMM/2) em São Paulo, iniciou estudos práticos para a modernização do M-8, efetuando substituição da caixa de câmbio, transmissão, freios, suspensão, parte elétrica e seu motor a gasolina por um à diesel nacional. O resultado foi tão positivo que todos passaram por essas modificações, a mando da Diretoria de Motomecanização (DMM) e todo o trabalho fora realizado no PqRMM/2, e concluído em 1972.

            Como fruto destes e somados a outros ensinamentos, foi possível desenvolver, projetar e construir um blindado de reconhecimento 6x6 nacional, cujo protótipo denominado CRR (Carro de Reconhecimento sobre Rodas) foi inspirado no M-8. Submetido a testes pelo Exército em 1971, percorreu mais de 65 mil quilômetros, possibilitando uma produção pré-série, de oito veículos, concluída pela Engesa. Após serem testados por mais de 32 mil quilômetros e com algumas modificações, entrou em produção seriada, surgindo assim o maior sucesso brasileiro de produção e exportação, conhecido como Engesa EE-9 Cascavel.

.           Com 152 páginas, mais de 170 fotos e desenhos, muitas inéditas, o livro mostra toda esta trajetória, com as dificuldades encontradas e a estrutura montada para sua implantação, e toda a sua evolução até o surgimento de um novo veículo.

Três Décadas e meia de Pesquisas

            Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

            A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, o portal foi responsável pela divulgação de mais de 2.500 artigos, registra uma média mensal de 80 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 142 países.

            Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há dez anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

           Ford M-8 Greyhound no Exército Brasileiro – Surge o conceito de Blindado 6x6, é a décima publicação com o selo do UFJF/Defesa. Em 2011, foi lançado o seu primeiro título, BLINDADOS NO HAITI – MINUSTAH – UMA EXPERIÊNCIA REAL. Este é o nono título lançado pelo autor, os outros oito, foram Blindados no Brasil – Um longo e Árduo Aprendizado, Volume 1, e Renault FT-17 - O primeiro Carro de Combate no Exército Brasileiro, que inaugurou a coleção Blindados no Brasil, número 1, ambos em parceria com Taller Editora de Bauru, a seguir vieram Blindados no Haiti - MINUSTAH - Uma experiência real; Blindados no Brasil – Um longo e árduo aprendizado, volume 2; Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941; FIAT-ANSALDO CV 3 35 II no Exército Brasileiro, número 2, Bernardini MB-3 Tamoyo – O blindado Nacional, número 3,  M-113 no Brasil – O Clássico Ocidental, número 4, M-41 Walker Bulldog no Exército Brasileiro – Um grande aprendizado, número 5,  todos da coleção Blindados no Brasil, estes com o selo do UFJF/Defesa em parceria com o autor.

           A nova publicação, em formato 16x22cm, conta com capa colorida e mais de 170 fotos e desenhos, muitas inéditas. Seu preço é de R$59,00, mais correio, para os livros adquiridos diretamente pelo portal UFJF/Defesa.

           Para efetuar a sua compra, basta enviar um e-mail para: 

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

          Para folhear partes do livro acesse:

http://issuu.com/defesa/docs/m8eb?workerAddress=ec2-54-208-206-214.compute-1.amazonaws.com

 

 


 

 
< Anterior   Próximo >