Ministério da Educação
Governo Federal - Brasil, um país de todos

LANÇAMENTO - ABRIL 2019

Livros: Blindados no Brasil Vol - 1, Vol - 2; Renault F-17, Blindados no Haiti & Motorização no Exército Brasileiro 1906-1941

RELEASE LIVROS - COMO ADQUIRIR

Release - TECHNICALS: A GUERRA DAS TOYOTAS LAND-CRUSIER – A contribuição brasileira
14-Apr-2019

 

LANÇAMENTO - ABRIL 2019

 

O livro TECHNICALS: A GUERRA DAS TOYOTAS LAND-CRUSIER – A contribuição brasileira, número 1 da Série: Guerras Assimétricas, já se encontra disponível para pré-venda no período de 11 a 22 de abril de 2017. Trata-se de mais uma iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa, e membro fundador do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” da UFJF (www.ecsbdefesa.com.br ).

 O Canhão ENGESA EC-90 foi desenvolvido e produzido pela ENGESA nos anos de 1970 para equipar a torre ET-90 do Veículo Blindados sobre rodas EE-9 Cascavel e mesmo passado mais de 40 anos desde seu desenvolvimento e produção continua ativo em combates reais, instalados em pick-ups Toyotas conhecidas como Technicals, operando na guerra civil da Líbia na atualidade.

Os inúmeros equipamentos concebidos ou não para o emprego militar marcaram ou ainda marcam o desenvolvimento de como estes foram empregados nos diversos conflitos ao longo dos séculos, alguns com maior ou menor grau de importância, às vezes complexos ou extremamentesimples.

O custo benefício é sem dúvida o fator decisivo para sua criação ou adaptação, como forma de se evitar uma complexidade tecnológica que nem sempre se encontra disponível ao alcance do usuário, de tal forma ser necessário muitas vezes partir para adaptações funcionais e que não envolvam tecnologias complexas.

Este foi o caso da criação dos veículos civis do tipo pick-up, adaptados por diversos movimentos insurgentes na África, Oriente Médio e Ásia, como forma de resposta a uma rapidez e poder de fogo necessário às suas demandas, com baixo custo de aquisição e adaptação, independente ou não de apoio governamental, os quais detém o poder econômico.

 O fator mais importante nestes veículos, é que não se precisa de treinamento específico para serem conduzidos/operados, e não dependem de uma cadeia logística específica, por se tratarem de veículos facilmente encontrados em quantidade e não passíveis de embargos, difíceis de serem localizados em função de sua dualidade que os transformam rapidamenteem simples veículos de carga, inofensivos e que se misturam facilmenteaos demais veículos civis existentes em qualquer localidade, sem chamar a atenção, podendo facilmente voltar a ser militarizado.

 Sendo assim, não possuem somente pontos fortes, visto que são veículos civis adaptados para cumprirem missões militares, com pouca proteção para seus tripulantes, mas devido a sua mobilidade, velocidade e armamento se tornaram peças chaves nos conflitos de baixa intensidade e assimétricos, amplamente empregados em áreas urbanas com resultados espetaculares e conhecidos como “Technicals” e adotados como Veículos Táticos Não Padronizados por diversas forças militares regulares na atualidade, numa escala ascendente desde o final do século XX e sefirmando como um meio efica.

Quatro Décadas de Pesquisas

Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas no contato com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br.

Sob sua coordenação até hoje, o portal foi responsável pela divulgação de mais de 3.200 artigos, registra uma média mensal de 80 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 144 países.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há 14 anos, conta com 15 pesquisadores agrupados em

cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

TECHNICALS: A GUERRA DAS TOYOTAS LAND-CRUISER – A contribuição brasileira é a décima segunda publicação do autor com o apoio do UFJF/Defesa, ECSB/Defesa e CPS/UFJF.

A nova publicação, em formato 16x22cm, conta com capa colorida e mais de 100 fotos e desenhos, a cores, 64 páginas. Seu preço é de R$41,00, e na pré-venda que vai de 12 a 22 de abril de 2019, não será cobrado frete de correio, para os livros adquiridos diretamente pelo portal ECSB/Defesa.

Para efetuar a sua compra, basta enviar um e-mail para:  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 
Próximo >